Presentes com Arte.

Fotografia

Nasceu em 1978, sendo licenciado e mestre em Economia. A paixão pela fotografia desperta em 2003, com génese na macrofotografia a água e na fotografia de paisagem natural. Em 2004 ruma a Timor-Leste como docente da Universidade de Economia – uma experiência de três anos que impulsionaria a sua apetência pelo retrato espontâneo e pela reportagem de vida quotidiana.

Em 2005 inicia a sua ligação ao mundo editorial, através da revista FotoDigital, sendo que, em 2007, após o seu regresso a Portugal, assume, durante três anos, a direcção da revista O mundo da Fotografia Digital. Em 2009, durante praticamente um ano, acumula o cargo anterior com o de coordenação editorial de todas as publicações de tecnologia da editora Goody. Desde 2010 é colunista regular da revista Visão Vida & Viagens e, ocasionalmente, da revista Visão, publicando crónicas e fotografias. Nos últimos oito anos, entre publicações nacionais e estrangeiras, editou centenas de artigos e imagens, protagonizando mais de três dezenas de capas e artigos centrais.

Em 2007 escreve o livro “Fotografia Digital com Adobe Photoshop Lightroom”, em 2010 o livro best-seller “Fotografia: Luz, Exposição, Composição, Equipamento”, em 2011 o livro “India – A Cor do Contraste / The Color of Contrast” e, em 2012, o livro “FOTOpad” (todos publicados pela editora Centro Atlântico).

As suas fotografias foram distinguidas com alguns dos mais prestigiados galardões nacionais e internacionais de fotografia, onde se incluem o primeiro prémio (2006) e a menção honrosa (2007) na categoria de Natureza do Prémio Fotojornalismo Visão/BES, os prémios Wild Places (Natureza/Cor, 2007), FIAP Silver Medal (Natureza/Cor, 2009) e Melhor Português (Natureza/Cor, 2009) no Salão Internacional de Arte Fotográfica do Algarve (Racal Clube). Participou em múltiplas exposições em Portugal e no estrangeiro, nomeadamente em Timor-Leste (Instituto Camões e Fundação Oriente) e na Polónia (III Foto Art Festival).

Actualmente, com a agência de viagens Papa-Léguas, lidera viagens e workshops fotográficos em Portugal e por todo o mundo, aliando a vasta experiência como viajante ao gosto por comunicar e formar.

O seu trabalho fotográfico é representado pela Aurora Photos, que também distribui os seus trabalhos na Getty Images e Corbis, sendo as suas imagens usadas à escala global por empresas como a Canon Europa, Samsung, IKEA, organizações de turismo, agências de publicidade e companhias de aviação, entre outras. O seu portefólio pode ser visto em www.joelsantos.net e www.facebook.com/Joel.Santos.Photography.

CLOSE
CLOSE